terça-feira, 1 de maio de 2012

Alunos da Mineração estão transformando a escola

Professora Daiane Dias, de Educação Física, coordena os projetos inspirados no JP/CRE na Sala de Aula
Fotos - Clique na imagem para abrir a galeria
6 imagens Alunos do 7º ano com a professora Daiane onde será a quadra de areia Alunos do 7º ano com a professora Daiane onde será a quadra de areia
Os alunos do sexto ao nono ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima, da localidade de Mineração, estão colocando em prática suas ideias para transformar a escola em um lugar ainda melhor.
Um jornal escolar, uma quadra de areia, um campeonato esportivo e contação de histórias e recreação para os alunos menores são as primeiras ações desenvolvidas por iniciativa dos estudantes.
Conforme a professora de Educação Física Daiane Dias, 22 anos, a partir da primeira reportagem do Projeto JP/24ª CRE na Sala de Aula de 2012, publicada em abril, os alunos foram motivados a pensar e refletir sobre a questão lançada na matéria: O que os jovens podem fazer pela sua escola?
“Daí, então, muitas ideias surgiram, os alunos perceberam que havia inúmeras atividades que eles próprios poderiam realizar para auxiliar na melhoria da escola”, explicou a professora. Segundo Daiane, cada turma definiu seus objetivos e formas de realização antes de iniciar os trabalhos.
RESULTADOS

Este é o primeiro ano em que a professora Daiane participa do JP/24ª CRE na Sala de Aula. Com ela, são 86 docentes parceiros do projeto em 2012. “Estou adorando, pois estamos conseguindo ótimos resultados na escola”, comemora. A professora acredita que, a partir da proposta, é possível resgatar a valorização dos alunos.
“Antes parece que nem eles acreditavam em seus potenciais, e agora estão descobrindo que são capazes de fazer coisas maravilhosas, há inclusive uma certa concorrência entre as turmas para ver quem faz mais e melhor”, avalia.
Para Daiane, os estudantes estão mais focados nos objetivos comuns das turmas, estão tornando-se mais responsáveis e coerentes em suas atitudes, as brigas diminuíram e o diálogo está prevalecendo. “Eles debatem e tentam entrar em um acordo sobre o que irão fazer, e não apenas em relação às tarefas estabelecidas, mas de uma forma geral já se nota esta diferença frente ao cotidiano escolar”, relata.
PARA ENTENDER MELHOR
O que os alunos da Mineração estão fazendo por sua escola
6º ano
A turma optou por elaborar um jornal da escola, com uma edição mensal, onde divulgarão atividades escolares, fotos de alunos, datas comemorativas, entrevistas, reportagens sobre temas de interesse dos adolescentes, entre outros assuntos que contribuirão para o processo de ensino-aprendizagem. A professora Daiane Dias agora busca um patrocinador para a impressão do jornal.
7º ano
Sentindo a necessidade de ter um espaço mais diversificado para as práticas de atividades físicas, a turma resolveu construir uma quadra de areia, e todos estão envolvidos nessa tarefa, realizando a capina, carregamento de areia, medição do espaço e consequente conservação da mesma depois de pronta.
8º ano
A turma também se focou nas práticas esportivas. Os alunos organizaram um campeonato que será desenvolvido durante todo o ano, envolvendo variadas modalidades esportivas: futsal, handebol, vôlei, vôlei de areia, basquete, flagbol e atletismo. Este campeonato visa à integração dos alunos e professoras e também a organização dos intervalos e recreios, onde normalmente havia brigas e desentendimentos. Ao final de cada modalidade, todos os participantes serão premiados.
9º ano
A turma resolveu trabalhar diretamente com as crianças do 1º ao 4º ano da escola, promovendo a Hora do Conto, com contação de histórias, teatro, teatro de fantoches e atividades recreativas.





Fonte: professora Daiane Dias