Foi entregue oficialmente à comunidade da Mineração o novo prédio da Escola Nossa Senhora de Fátima. A solenidade de inauguração reuniu nesta quarta-feira (21) os moradores, alunos, professores e funcionários.
       O ato marcou a entrega oficial das novas instalações, mas os 86 alunos já vinha tendo aula desde 27 de fevereiro. A programação foi recheada de atrações com a presença do Projeto Revitalizando a Educação no Interior, que levou à comunidade palestras técnicas, Concerto Didático e apresentações artísticas. O investimento, no educandário foi de R$ 185.025,44.  
         A obra foi considerada um presente para a comunidade. A escola, que vinha funcionando precariamente, ganhou uma nova planta. A empresa Construmix, vencedora da licitação, trabalhou de agosto de 2011 a janeiro de 2012. O prefeito em exercício, Ronaldo Trojahn, destacou o esforço do Executivo em proporcionar um estabelecimento de ensino em condições de uso, que há muito tempo era reivindicado pelas famílias da Mineração. Para a secretária, Ana Margarete Vivian Machado, a escola sofreu uma transformação para alegria dos alunos, pais e professores. “Só tínhamos uma medida a tomar neste caso, que era a reformulação de todo o prédio”, disse ela. 
        A diretoria, Elke Quilião de Oliveira, ressaltou que as novas instalações significam a realização de um sonho. Segundo ela, não tem como mensurar a alegria das famílias e, por isto, agradeceu à secretária Ana Margarete, pela maneira como conduziu o processo da reforma. “Estamos felizes e agradecidos”, destacou Elke Quilião.
A NOVA ESCOLA   
- Valor da obra: R$ 185.025,44
- Construção: Construmix
- Período: agosto de 2011 a janeiro de 2012
- Data de construção da escola: década de 70 pela Centralsul
- Número de alunos: 86
- Atendimento:  alunos vindos das escolas unidocentes que foram sendo fechadas ao longo dos anos. Recebe estudantes de diversas localidades como Capané, Pelzer, Passo da Taquara e Irapuazinho, onde há alguns que chegam percorrer 140 quilômetros por dia para chegarem à escola e retornarem para suas residências. A escola atende estudantes de primeiro ao nono ano do ensino fundamental.
A REFORMA
- Troca das divisórias de alvenaria onde existia madeira
- Pintura, revestimento em azulejo e colocação de piso cerâmico nos banheiros, além de recuperação de toda às instalações hidrossanitárias
- Revisão da rede elétrica
- Colocação de novas portas de madeira na parte interna e de chapa de ferro na parte externa
- Construção de espaço adequado para botijões de gás
- Construção de uma rampa de acesso para portadores de deficiência, com corrimão
- Construção de uma cobertura na frente da escola
- Revisão da cobertura da escola (telhas e madeiras de sustentação)
- Substituição do forro de madeira por forro PVC
- Projeto de jardinagem em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente
alt
alt
alt
alt
Fotos: Cacau Moraes